Márcio Didier
Editor do Blog da Folha

Mais uma vez, a terceira só neste ano, uma bomba é colocada num muro de presídio do Estado. Mais uma vez, bandidos mais do que audácia, não demonstram qualquer temor em relação ao Estado. Mais uma vez, o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, assim como fez em janeiro, apresentou prazo para executar obras nas unidades prisionais. Mas fica difícil acreditar nessa nova data. A sensação é que os “atos tipicamente terroristas”, como classificou Eurico em janeiro, não irão cessar, diante da falta de resposta forte do Governo.
No dia 24 de janeiro, um após a explosão da bomba que destruiu o muro no Presídio Frei Damião de Bozanno, no Complexo Prisional do Curado, no Grande Recife, o secretário anunciou um prazo de 150 dias para a construção de um segundo muro na unidade.
Neste sábado, mais de 40 dias depois da última ação e após nova explosão, Pedro Eurico afirmou que já foi garantida verba de R$ 7 milhões para as obras, que, nas palavras dele, começarão “no máximo” em 45 dias. A expectativa é que a obra dure 120 dias.
Ou seja: o que seriam 150 dias, agora já devem passar de 200. Isso se não atrasar. Fica até difícil acreditar que sairá do papel.
Em meio a toda essa sensação de que o Estado está ficando impotente para responder aos ataques dos bandidos, quando se tenta ter uma conversa com os governistas sobre a situação do secretário, a resposta é unânime: “Quem topa assumir uma bronca dessa? Só Pedro Eurico mesmo”.
Ou seja, cai por terra o discurso de equipe técnica defendido pelo governador Paulo Câmara na campanha, que já era difícil de acreditar, diante do número de deputados nas secretárias para abrigar a ampla base de apoio ao Governo.
Mostra que, em algumas áreas, a escolha foi por exclusão, por falta de alguém que topasse o desafio. Pedro Eurico topou e vai, na questão dos presídios, cozinhando o galo, como diz o dito popular, e repassando o número de celular para os presos, como já disse que fazia. Desse jeito é esperar a ajuda de Deus.

Fonte



VEJA ALGUMAS IMAGENS