terça-feira, 18 de agosto de 2015

JORNAL LEIA JÁ: VÍDEO: SINDICATO DENUNCIA DESCASO EM UNIDADE PSIQUIÁTRICA

Unidade está repleta de infiltrações e pacientes estão sem colchão e vestimenta

por Jorge Cosme
Uma denúncia feita pelo Sindicato dos Agentes Penitenciários (Sindasp) aponta uma série de irregularidades no Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HCTP), localizado no em Itamaracá. Em vídeo, os agentes revelam a falta de colchões, de vestuário e infiltrações na estrutura.
De acordo com o presidente do Sindasp, João Batista de Carvalho, a categoria já havia feito uma denúncia em 2014, quando a Secretaria de Defesa Social disse em seguida que a reforma havia sido feita. “Mas a gente observa que há péssimas condições das instalações e de tratamento. No dia que filmamos, no dia 12 de agosto de 2015, não estava chovendo, mas havia muita água entrando nas celas. Os pacientes podem levar choque”, analisa Carvalho.
O vídeo do sindicato ainda mostra que alguns dos detentos, os concessionados, possuem televisão nas celas, mesmo a maioria dormindo em lápides, sem ao menos um lençol. Um pavilhão e uma enfermaria ainda estariam interditados.
Segundo Carvalho, o hospital possui capacidade para 372 internos, mas possui 562. Apesar de não aparecer no vídeo, o Sindasp revela que uma parte do muro da unidade de tratamento psiquiátrico está derrubado e pessoas externas podem invadir o local. “Isto é um tipo de tortura.O estado tem que se adequar. É um caso do Poder Judiciário pedir uma interdição e reforma total do hospital”, conclui. 
VEJA O VÍDEO: 


Nenhum comentário:

Postar um comentário